Você sabe escutar o outro?

Você sabe escutar o outro?

Escutar o outro é uma arte. Muitas vezes, as pessoas até ouvem as outras, mas sem escutar, ou seja, sem entender o que está sendo captado pela audição.

Ouvir é diferente de escutar. Quando escutamos algo ou alguém, compreendemos e processamos a informação internamente. Interpretamos os sons. E esse deve ser o foco ao nos comunicarmos com as outras pessoas.

Aprender a escutar evita muitos mal-entendidos que acabam, muitas vezes, por corroer as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais.

No dia a dia, é comum a escuta se misturar ao falar, ouvir, pensar e vaguear. Sem perceber, você pode deixar escapar informações importantes e, o mais grave, a oportunidade de estreitar os laços com a pessoa com quem está se comunicando, de estabelecer uma sintonia, que para a Programação Neurolinguística chamamos de rapport.

Prestar a atenção ao que se ouve, com intensidade sensorial, faz toda a diferença na qualidade de nossas relações. Tenho três dicas para você: esteja presente integralmente, mantenha o foco e demonstre interesse por quem fala.

Experimente e colha resultados incríveis!

[sgmb id=”1″]