Termine o que começou

Termine o que começou

Você já se sentiu incomodado por não ter concluído uma tarefa? Pode reparar, é mais fácil lembrar das coisas que ficaram inacabadas do que as que foram concluídas.

Sabe quando algo fica martelando na sua cabeça? Aquela lembrança persistente? Basta um minuto de tranquilidade e pronto! Lá vem ela novamente.

Esse fenômeno não acontece somente com você. O Efeito Zeigarniki, como é conhecido, foi objeto de estudo da psicóloga soviética Bluma Zeigarnik e representa a sensação de incompletude que sentimos quando começamos algo e não finalizamos.

Graças a essa sensação incômoda, nos sentimos obrigados a concluir um projeto ou tarefa só para evitar o sentimento de culpa. Em dose equilibrada, o Efeito Zeigarniki pode ser considerado um antídoto para a procrastinação uma vez que nos impulsiona à retomada da tarefa e sua conclusão.

É da natureza humana completar aquilo que começou e quando isso não acontece nos sentimos inquietos. Por este motivo, criar expectativas a respeito de algo nos deixa tão ansiosos.

Use esse efeito a seu favor, resolva aquilo que está te angustiando, e perceba as sensações de leveza e satisfação resultantes do dever cumprido!

Abraços e 1234!