Percepção de mundo

Percepção de mundo

A Programação Neurolinguística é uma metodologia que nos ajuda a compreender a teia em que nos encontramos emaranhados e provoca em nós o desejo de liberdade.

Por meio da PNL, nos tornamos conscientes dos diversos elementos dessa teia e do seu funcionamento, e aprendemos a lidar com eles de uma forma mais harmoniosa, ressignificando elementos não-funcionais, em um processo contínuo na direção de uma sensação cada vez maior de plenitude.

Nossa percepção de mundo passa pelo que a PNL chama de sistemas representacionais – visual, auditivo e cinestésico (tato, olfato, paladar). Mas essa nossa percepção vai além. Nossas imagens mentais, sons e sentimentos possuem determinadas qualidades, variações que respondem pela construção dos sistemas representacionais.

A essas qualidades variáveis, a PNL dá o nome de submodalidades. Elas são a forma como estruturamos nossas experiências. Elas têm o poder de alterar a nossa composição de pensamento e, por isso, são consideradas ferramentas muito importantes para mudanças e transformações.

Faça um teste: quando você lembrar de algo desagradável, perceba como essa lembrança vem à mente. É uma imagem, som, sentimento? Tem tamanho, cor, volume?

Trocar a intensidade dessas qualidades é uma forma de ressignificar esses registros.

Forte abraço!