Níveis de aprendizagem

Níveis de aprendizagem

Você sabia que para aprender algo você passa por níveis mentais de aprendizagem e que dificilmente você saltará para o último degrau sem passar pelos outros? O processo de aprendizagem tradicional é baseado em cinco níveis: incompetência inconsciente, incompetência consciente, competência consciente, competência inconsciente e maestria.

No nível de incompetência inconsciente nós não sabemos e não sabemos que não sabemos. É como quando começamos a falar, andar, tocar algum instrumento musical, praticar algum esporte que nunca fizemos.

No nível de incompetência consciente nós sabemos que não sabemos. É como a memória de um computador, ainda pouco ocupada – com espaço para novas ferramentas e programas para auxiliar a executar tarefas cada vez melhor e mais rapidamente.

No nível de competência consciente nós sabemos que sabemos, mas ainda precisamos de concentração. Quem dirige há alguns anos deve lembrar que, no início, a troca de marchas e a aceleração eram ações que dependiam de concentração para serem realizadas. Algum tempo depois, isso já era mais natural.

No nível de competência inconsciente a habilidade é usual e automática. E no nível de maestria nós sabemos o que sabemos e o que não sabemos: nesse nível nós não precisamos mais pensar ou nos concentrar para realizar determinada atividade – tudo ocorre natural e perfeitamente. Para chegarmos à maestria, precisamos de muito estudo e prática. Os resultados desse nível de aprendizagem são fantásticos.

Forte abraço!