Erros ensinam

Erros ensinam

Você tem medo de errar? Há quem sinta verdadeiro pavor de cometer um deslize e, às vezes, o medo é tão grande que paralisa e impede a pessoa de aprender e evoluir.

Errar faz parte do aprendizado. Porém, por conta, muitas vezes, dos nossos registros de infância — de quando cometíamos algum erro e éramos punidos — trazemos para o presente esse temor da repreensão, do sofrimento. É por isso que as pessoas evitam sair da zona de conforto e, quando erram, colocam a culpa nos outros ou escondem suas falhas, por puro medo de serem castigadas, seja com humilhações ou até mesmo com a demissão.

Líderes preparados sabem transformar o erro em algo positivo. Construtivo. Extraem do colaborador a vontade de se aprimorar, de fazer melhor. Ressignificam o registro de frustração. E isso traz segurança e reforça a conexão e o comprometimento. Afinal, os erros ensinam. Eles são ótimas oportunidades de ampliar a flexibilidade e de fazer diferente.

No dia a dia, entender o erro como um processo natural de aprendizagem faz toda a diferença. Ao assumir essa postura, você se permite ousar mais, isso dá coragem para enfrentar os desafios.

Portanto, encare o erro como uma oportunidade de aprender e atingir a maturidade. Tenho certeza que você vai colher resultados muito produtivos.

Forte abraço!